Mostrando 11 resultados

Descrição arquivística
Licenciamento para obras em edificações particulares
BR RSCGDPMPOA PMPOA-LOEP · Série · 1931-
Parte de Prefeitura Municipal de Porto Alegre

É conhecido também com o nome de aprovação de planta ou aprovação de projeto.

A série é composta principalmente por requerimentos protocolados, produzidos e acumulados pela atividade de concessão de licença pelo poder público municipal para construir, reformar ou demolir edificação urbana por meio de emissão dos respectivos alvarás e pela regularização de edificação construída ou de área reformada, sem a licença prévia deste último.

Os requerentes são pessoas físicas ou pessoas jurídicas de caráter privado ou público não municipal, proprietários dos imóveis. As edificações são residenciais de diversas modalidades, institucionais privadas (igrejas, clubes associações etc), edificações empresariais de todas as naturezas (comércio, indústria e serviços), edificações públicas não municipais (escolas, centro culturais, teatros hospitais etc).

Há processos formatos somente por requerimentos, nos documentos mais antigos e, em muitos casos, porque houve extravio das plantas, e por processos administrativos compostos por requerimento, croqui ou projeto arquitetônico ou somente o requerimento, sem croqui ou planta.

Fazem parte desta série ainda:

• Requerimento de prorrogação de prazo de construção para reforma ou demolição e de regularização;
• Requerimento de alinhamento quando este solicita licença para construção, reforma, demolição;
• Requerimento que comunica intimação e requer licença para fazer os serviços solicitados;
• Troca ou baixa de responsabilidade de engenheiro/arquiteto.

Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Administração de Tributos
BR RSCGDPMPOA PMPOA-3.2.1 · Série · 1931-
Parte de Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Série que reúne documentos relacionados à gestão dos tributos municipais, incluindo cadastro e avaliação de imóveis, fiscalização, lançamento, arrecadação, parcelamento, e demais processos administrativos vinculados à apuração e controle da receita tributária.

Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Contencioso Administrativo
BR RSCGDPMPOA PMPOA-3.2.2 · Série · 1931-
Parte de Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Reúne documentos resultantes da tramitação de questionamentos, impugnações e pedidos de revisão relacionados à aplicação da legislação tributária, incluindo consultas formais, reclamações de contribuintes, solicitações de benefícios fiscais, restituições e compensações de tributos, bem como recursos administrativos ao Tribunal Administrativo de Recursos Tributários – TART.

Prefeitura Municipal de Porto Alegre