Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho Porto Alegre

Área de identificação

Identificador

RSAHPAMV

Forma autorizada do nome

Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho Porto Alegre

Forma(s) paralela(s) de nome

  • AHPAMV

Outra(s) forma(s) de nome

Tipo

  • Municipal

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Avenida Bento Gonçalves, 1129 e 1149 - Bairro Santo Antônio

Localidade

Porto Alegre

Região

Rio Grande do Sul

Nome do país

Brasil

CEP

90650-002

Telefone

55 51 3289.8278

Fax

55 51 3289.8282

E-mail

Nota

Área de descrição

Histórico

O Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho – AHPAMV – tem seus antecedentes no Arquivo da Câmara Municipal de Porto Alegre, quando, em 1830, a Câmara solicita que os documentos do seu Arquivo sejam colocados em ordem e inventariados, além de mandar construir móvel adequado para sua guarda e, no ano de 1841, aprova a contratação de pessoa para escrituração desses documentos. Posteriormente, a preocupação com a conservação e guarda da documentação pública do município de Porto Alegre é demonstrada nos atos do poder executivo, representado pelo Intendente. O Ato nº 9, de 15 de junho de 1896, que regulamenta a Secretaria da Intendência, criada em 1892, dá ao Diretor, da Diretoria Central daquela Secretaria, a competência de “inspecionar o Arquivo da Intendência”; e aos chefes de secção, “remeter para o Arquivo os documentos que não forem necessários ao serviço corrente da secção”. Em seu artigo 33, aparece a figura do “archivista” ao qual competia “§ 1º - receber, emaçar e rotular todos os documentos que lhe forem entregues; § 2º - mandar encadernar os jornais, relatórios, mensagens, leis e mais papéis que o Diretor da Diretoria Central designar; § 3º - fornecer, mediante recibo em livro especial, os documentos que lhe forem pedidos pela Diretoria; § 4º - catalogar todos os livros e documentos pertencentes ao Arquivo; § 5º - passar, com autorização do Intendente, as certidões que houverem de ser extraídas de livros e documentos arquivados.”Em 1919, 23 anos depois, o Ato nº 149, de 15 de outubro, que “aprova o novo regulamento da Secretaria da Intendência”, possui as mesmas diretrizes relativas ao Arquivo, ao arquivista e, ao Diretor- Geral, competia, ainda, “providenciar sobre a guarda e conservação de todos os documentos que forem recolhidos ao Arquivo”, além de “dirigir e inspecionar os serviços do arquivo e portaria”. Com o Ato nº 249, de 17 de janeiro de 1925, é nomeado o arquivista da Intendência e, um mês depois, o intendente “dá nova organização aos serviços da Intendência Municipal”, através do Ato nº 284, no qual, são referenciados o arquivamento de documentos e o Arquivo, além de regulamentar substituições e vencimentos de funcionários, entre eles o “archivista”, então em número de dois: um na Diretoria do Expediente e outro na Procuradoria Municipal. É através do Decreto nº 145 de 27 de julho de 1928, que o Intendente “cria a Biblioteca e reorganiza o Arquivo Municipal”. Ficam evidenciadas, então, duas preocupações daquela administração, conforme termos do próprio documento: 1ª - “reunir e organizar a Biblioteca dispersa nos vários departamentos da Municipalidade, para facilidade de consulta”; 2ª - “os documentos, livros e demais papéis do Arquivo do Município requerem uma organização e catalogação sob novos moldes, no intuito de fornecer rápidas informações ao público”. Assim, instituiu o cargo de Diretor das duas unidades, sendo esse nomeado no dia seguinte, através do Ato nº 694. Cabe aqui destacar que, em 28 de janeiro de 1939, o então Prefeito, “considerando a necessidade de mais eficaz organização” no arquivo da Diretoria de Contabilidade e Despesa, com o Decreto nº 56, de 28 de janeiro de 1939, “extingue o cargo de auxiliar de escrita e cria o de auxiliar arquivista [... ]” Em dezembro desse mesmo ano, os serviços internos da Prefeitura são reorganizados pelo Decreto-Lei nº 10. A Diretoria de Arquivo e Biblioteca passa a integrar a Diretoria-Geral do Expediente e do Pessoal, sendo nomeado seu diretor, Walter Spalding, funcionário anteriormente investido do cargo de bibliotecário e que fica a sua frente por cerca de vinte anos. Em 1941, a Diretoria do Arquivo e Biblioteca, sediada então em ala da parte térrea do Hotel Majestic, é transferida por ter sido atingida pela enchente. Além disso, o local era considerado distante dos demais departamentos da Diretoria-Geral, conforme Relatório de 10 de outubro do mesmo ano.O Arquivo da Diretoria-Geral de Obras e Viação é incorporado ao Arquivo Geral da Diretoria, em fins de 1941, conforme especificado no relatório de 26 de março de 1944, acarretando grande aumento no volume de documentos e de serviços. Em “Estatística Da Administração Municipal - Ano de 1945”, na Separata do Boletim Municipal Nº 26 – 1947, dados relativos ao Arquivo Municipal e seu movimento no período de 1940-1945 são especificados no item ‘Aspecto Cultural’, juntamente com a Biblioteca Municipal, as praças de Educação Física e a Banda Municipal. A partir do dia 11 de junho de 1955, data da Lei nº 1.413, que “reorganiza os serviços da Prefeitura Municipal de Porto Alegre”, a Diretoria do Arquivo e Biblioteca é transformada em Serviço de Documentação, vinculada ao Departamento de Administração que compreende ainda a Secção de Comunicação e Arquivo. Ao Serviço de Documentação competia, conforme item 5, do art. 31, “manter e administrar uma biblioteca especializada a qual terá também sob sua guarda a documentação histórica do Município”, entre outras atribuições; e, à Secção de Comunicação e Arquivo, cabia, além de outras competências, “arquivar os processos, livros e outros documentos provindos dos demais órgãos da Prefeitura”. Dessa forma, documentos considerados de valor histórico seriam armazenados juntamente com a biblioteca especializada. Nessa época, a Diretoria do Arquivo e Biblioteca já havia sido novamente transferida, conforme relatórios, para local de condições bastante precárias para seu funcionamento. No final de 1955, a Lei nº 1.516 altera o nome dos departamentos para secretarias, e o Departamento de Administração passa a chamar-se Secretaria Municipal da Administração, à qual ficam vinculados a Seção de Comunicação e Arquivo e o Serviço de Documentação. Data de 10 de janeiro de 1961 o último relatório encontrado no acervo do Arquivo Histórico assinado por Walter Spalding. Foram cerca de vinte anos à frente do Arquivo da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. E é nesse ano que é dado novo destino à documentação, encaminhada para local onde permanecerá até 1967. Em março de 1968, tem início um processo interno de transferência de documentos, livros, móveis e quadros (pinacoteca) do Serviço de Documentação da Secretaria Municipal da Administração, para a então Secretaria Municipal de Educação e Cultura, SMEC, sob nº 38.976/68. Esse processo aconteceu em várias etapas e, paulatinamente, o acervo documental tomava corpo. Dessa forma, ficou instituído, informalmente, o Setor de Divulgação Histórica na Divisão de Cultura da SMEC, responsável pela difusão da história de Porto Alegre e pela documentação transferida cuja disponibilização, naquela época, era restrita aos estudiosos. Esse setor sofreu mudanças de localização e de estruturação muitas vezes antes de ter sua oficialização no quadro administrativo e seu local definitivo e apropriado. A partir de 1972, é iniciado o trabalho de restauração de documentos e de classificação dos fundos documentais que viriam a formar o Arquivo Histórico. Conforme relatório interno, em 1973, “visando uma dinâmica mais racional”, o Setor de Divulgação Histórica fica responsável somente pela parte de difusão da história da Cidade, e cria-se, informalmente, o Arquivo Histórico de Porto Alegre, este encarregado do inventário, da classificação e da catalogação dos documentos. A Divulgação Histórica é, então, transferida de local. Em 1975, o Arquivo Histórico abre o seu primeiro Livro de Registro dos Consulentes e, no ano seguinte, acontece sua transferência para “sala maior onde pode instalar uma grande mesa de leitura e prateleira para a biblioteca de referência”, conforme relatórios administrativos.O lançamento de Primeiro Instrumento de Trabalho do Arquivo Histórico: Correspondência Passiva da Câmara de Vereadores, 1764 – 1846 e 1804 – 1879, coleção Cadernos SMEC, n. 2, acontece em junho de 1976. Outros se sucedem em 1977 e 1978. O Decreto nº 6.974, de 22 de setembro de 1979, institui os Anais do Arquivo Histórico de Porto Alegre. O Arquivo é novamente transferido de local, cuja inauguração acontece em 5 de maio de 1980, e, em 1981, lança sua quarta publicação: Catálogo Básico do Arquivo Histórico de Porto Alegre. A criação oficial do Arquivo Histórico acontece somente em 1988, com a Lei nº 6.099, de 03 de março, que desvincula a Cultura da SMEC, instituindo a Secretaria Municipal da Cultura. E é no organograma da recém criada Secretaria, que o Arquivo Histórico da Cidade de Porto Alegre aparece como equipamento vinculado à Coordenação da Memória Cultural. A sua regulamentação, no entanto, ainda não aconteceu. Em 1989, a Lei nº 6.387, “dá o nome de Moysés Vellinho ao Arquivo Histórico de Porto Alegre.” Quatorze anos se passam até que o Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho possa, finalmente, se instalar em local adequado e definitivo. Em 1994, inaugura suas novas instalações, onde hoje se encontra, na Avenida Bento Gonçalves, nºs 1129 e 1149, cumprindo sua missão de recolhimento, guarda, conservação e disponibilização dos documentos considerados de valor histórico para o município de Porto Alegre.

Contexto cultural e geográfico

A Instituição tem sua data informal de produção de atividades em 1972. A criação oficial do Arquivo Histórico acontece somente em 1988, com a Lei nº 6.099, de 03 de março, que desvincula a Cultura da SMEC, instituindo a Secretaria Municipal da Cultura. E é no organograma da recém criada Secretaria, que o Arquivo Histórico da Cidade de Porto Alegre aparece como equipamento vinculado à Coordenação da Memória Cultural.

Mandatos/Fontes de autoridade

Atas de existência: Maio/ 1972 - informalmente; e 03/03/1988 – oficialmente; Lei nº 6.099, de 03/03/1988 - criação oficial do Arquivo Histórico; Lei nº 6.387, 1989 - “dá o nome de Moysés Vellinho ao Arquivo Histórico de Porto Alegre.” Lei Federal nº 8.159, de 08/01/1991, quando dispõe sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados; Lei 6.558, de 19/12/1989, “dispõe sobre o tombamento dos prédios e propõe sua “recuperação para abrigar o Arquivo Histórico de Porto Alegre”; Lei nº 8.159, de 08/01/1991 – Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. DECRETO Nº 16.798, de 21/09/2010 - Institui o Sistema de Arquivos do Município de Porto Alegre (SIARQ/POA), disciplina instâncias de deliberação, desenvolvimento, execução e controle da gestão documental. Lei nº 12.527, de 18/11/2011 – regula o acesso a informação; Decreto nº 17.254/2011 – que estabelece normas para formação e trâmite de processos administrativos. Decreto nº 17.480/2001 – que estabelece o PCD e a TTD. Decreto nº 17.481/2011 – que aprova o regimento interno da CPAD Ordem de Serviço nº 012/2014 Decreto nº 18.895/2014 – que altera o regimento interno da CPAD Decreto nº 19.334/2016 – que altera o PCD e a TTD SEI Decreto nº 18.916, de 15/01/2015

Estrutura administrativa

O Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho (AHPAMV) está vinculado à Coordenação da Memória Cultural (CMEC), que por sua vez, faz parte da Secretaria Municipal da Cultura (SMC);

Políticas de captura e gestão de documentos

Organizar, conservar, zelar e promover o acesso aos documentos que contam a história da Cidade são funções primordiais do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho. O Arquivo Histórico– é a Instituição que custodia os documentos históricos provenientes da administração do município de Porto Alegre, zelando pela preservação das informações neles contidas. O Arquivo Histórico, como entidade custodiadora de documentos públicos permanentes, possui a incumbência de recolher, higienizar, recuperar e/ou restaurar, organizar, acondicionar e preservar os documentos de terceira idade, produzidos e recebidos pelos poderes municipais de Porto Alegre, além de acervos privados de interesse à memória da cidade. Para que o cidadão possa exercer seu direito de acesso a esses documentos, deve, o Arquivo Histórico, produzir instrumentos de pesquisa, isto é, meios que permitam a identificação, localização e disponibilização para consulta, dos documentos e informações que preserva.

Prédios

Acervo

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Vol. 1 - Anais do Arquivo Histórico do Município de Porto Alegre - http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smc/usu_doc/anais_do_ahpamv_-_vol._i.pdf
Vol. 2 - Anais do Arquivo Histórico do Município de Porto Alegre - http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smc/usu_doc/anais_do_ahpamv_-_vol._ii.pdf
Vol. 3 - Anais do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho - http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smc/usu_doc/anais_do_ahpamv_-_vol._iii.pdf
Vol. 4 - Anais do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho - http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smc/usu_doc/anais_do_ahpamv_-_vol._iv.pdf
Vol. 5 – Anais do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho - http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smc/usu_doc/anais_do_ahpamv_-_vol._v_re-edicao.pdf
Vol. 6 - Catálogo das Atas da Câmara de Vereadores de Porto Alegre – 1801 - 1825 - http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smc/usu_doc/6anais_do_ahpamv_-_vol._vi.pdf
Vol. 7 - Catálogo das Atas da Câmara de Vereadores de Porto Alegre – 1825 - 1835 - http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smc/usu_doc/catalago_das_atas_da_camara_de_vereadores_de_porto_alegre_1825-1835_-_vol._vii.pdf
Vol. 8 - Catálogo das Atas da Câmara de Vereadores de Porto Alegre – 1836 - 1845 -
Vol. 9 - Catálogo das Atas da Câmara de Vereadores de Porto Alegre – 1846 - 1855 - http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smc/usu_doc/catalago_das_atas_da_camara_de_vereadores_de_porto_alegre_1846-1855_-_vol._ix.pdf
Vol. 10 - Catálogo das Atas da Câmara de Vereadores de Porto Alegre – 1856 - 1865 - http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smc/usu_doc/3catalago_das_atas_da_camara_de_vereadores_de_porto_alegre_1856-1865_-_vol._x.pdf
Vol. 11 - Catálogo das Atas da Câmara de Vereadores de Porto Alegre – 1866 - 1875 - http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smc/usu_doc/9catalago_das_atas_da_camara_de_vereadores_de_porto_alegre_1866-1875_-_vol._xi.pdf
Vol. 12 - Catálogo das Atas da Câmara de Vereadores de Porto Alegre – 1876 - 1885 - http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smc/usu_doc/5catalago_das_atas_da_camara_de_vereadores_de_porto_alegre_1876-1885_-_vol._xii.pdf
Vol. 13 - Catálogo das Atas da Câmara de Vereadores de Porto Alegre – 1886 -1900 - http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smc/usu_doc/6catalago_das_atas_da_camara_de_vereadores_de_porto_alegre_1886-1900_-_vol._xiii.pdf
Vol. 14 - Catálogo das Atas da Câmara de Vereadores de Porto Alegre – 1901-1920 - http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smc/usu_doc/7catalago_das_atas_da_camara_de_vereadores_de_porto_alegre_1901-1920_-_vol._xiv.pdf
Vol. 15 - Catálogo das Atas da Câmara de Vereadores de Porto Alegre – 1921-1929 - http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smc/usu_doc/8catalago_das_atas_da_camara_de_vereadores_de_porto_alegre_1921-1929_-_vol._xv.pdf
Cadernos PMPA/SMEC vol 2 - Correspondência Passiva da Câmara de Vereadores de Porto Alegre 1764 a 1846 e 1804 – 1879 - http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smc/usu_doc/2correspondencia_passiva_da_camara_de_vereadores_de_porto_alegre_-_1764-1846_e_1804-1879_-_vol._1.pdf
Cadernos PMPA/SMEC vol 4 - Correspondência Passiva da Câmara de Vereadores de Porto Alegre 1847 – 1866 - http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smc/usu_doc/1correspondencia_passiva_da_camara_de_vereadores_de_porto_alegre_1867_-_1886_-_vol.3.pdf
Correspondência Passiva da Câmara de Vereadores de Porto Alegre 1847 – 1866 (re-edição atualizada) - http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smc/usu_doc/3correspondencia_passiva_da_camara_de_vereadores_de_porto_alegre_1847-1866_-_vol._2_-_re-edicao_atualizada.pdf
Cadernos PMPA/SMEC vol 7 - Correspondência Passiva da Câmara de Vereadores de Porto Alegre 1867 – 1886
Cadernos PMPA/SMEC vol 12 – Catálogo Básico do Arquivo Histórico do Município de Porto Alegre
Guia do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho – 1997 -
Acervos Hemeroteca: Jornais, Revistas e Almanaques – 2004 - https://drive.google.com/file/d/0B-XlbXVU7FQnNVJ5N3lPZ0xOSms/view
Guia do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho – 2009 - http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smc/usu_doc/guia_do_arquivo_historico_-_2ed.pdf
Livro de Registro das Posturas Municipais de 1829 a 1888 – 2013 - https://issuu.com/coordenacaodamemoria/docs/guia_de_fundos_c__maras_municipais__414ff94ee2a5d4

Área de acesso

Horário de funcionamento

Condição de acesso e uso

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Serviços de reprodução

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR RSAHPAMV

Regras ou convenções utilizadas

ISDIAH: Norma internacional para descrição de instituições com acervo arquivístico/Conselho Internacional de Arquivos; tradução de Vitor Manoel Marques da Fonseca. - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2009.

Estado atual

Revisado

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e eliminação

Data de criação: 02/03/2021; Data da revisão: 03/05/2023.

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Administração Pública (Thematic area)
  • Municipio Porto Alegre (Geographic subregion)
  • Área de Transferência

Contato principal

Avenida Bento Gonçalves, 1129 e 1149 - Bairro Santo Antônio
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
BR 90650-002